sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ser cidadão no Brasil


Tema: “Muito Prazer, sou cidadão de uma República chamada Brasil.”

Título: Ser cidadão no Brasil

Cidadãos brasileiros conscientes, ativos e unidos podem modificar o Brasil, tornando-o uma nação equilibrada, política, social e economicamente. A educação é a condição básica para que os brasileiros sejam, desde cedo, autênticos cidadãos. Votar e fazer cobranças justas aos representantes é um papel que precisa ser bem desempenhado por cada brasileiro. É essencial lutar por um sistema de leis e regras que combatam a impunidade e propiciem o exercício da cidadania.
A educação como condição essencial para o desenvolvimento de cidadãos conscientes, precisa ser fiscalizada , tanto pelas camadas sociais mais altas, quanto pelas mais baixas, para que seja realizada com seriedade. Se a sociedade sofre com as conseqüências da ignorância, do atraso e da falta de ética, isso se deve à ausência do conhecimento, que é adquirido através da educação.
Para que os brasileiros tenham seus direitos garantidos, é necessário que os cargos públicos sejam ocupados por políticos conscientes, eleitos por cidadãos conhecedores de seus direitos e deveres, capazes de fazer cobranças que ajudem a melhorar a vida da população em diversos aspectos, dando ênfase ao aspecto socioeconômico.
É necessário que haja um sistema de leis e regras mais rígido, que leve à diminuição da impunidade, contribua para a segurança pública e que incentive uma conscientização que parta do princípio de que uma nação com leis rigorosas é mais organizada socialmente e mais forte no combate a atos que ignorem o conceito de cidadania.
Portanto, a cidadania na nação brasileira será efetivada quando houver o comprometimento coletivo para buscar soluções que façam do Brasil uma nação equilibrada política, social e economicamente.
Autora: Layssa de Jesus A. Duarte, aluna da 3ª Série do Ensino Médio do Centro de Ensino Médio Paulo Freire em Araguaína-TO.